quinta-feira, 29 de abril de 2010

AS FILHAS DO FOGO em imagens
















Ficha técnica completa da Cinemateca Brasileira de AS FILHAS DO FOGO (Walter Hugo Khouri, 1978)

15 comentários:

  1. Olhando as fotinhas pequeninas assim, a cópia até parece melhor, não é, Laura? ;)

    Esse filme tem pelo menos um momento brilhante para o imaginário do horror, e é incrível que passa batido para quase todo mundo (pelo menos nunca vi ninguém destacar essa cena). Não me lembro o diálogo textualmente, mas é quando uma das moças fala sobre seu contato com o além, e que um desses espíritos (acho que a mãe da moça) revela que não importa se a pessoa é boa ou má, a vida no além é um tormento eterno, que não existe descanso, que só há sofrimento do outro lado. Preciso rever isso para citar com mais propriedade, mas isso é ou não é um baita material para estudo, inclusive para situar o Khouri nessa discussão sobre espiritismo e religiosidade?!?

    Ah, lindas imagens! :)

    ResponderExcluir
  2. Pois é, esse filme tem muito da discussão da época em torno do espiritismo e da paranormalidade. Na semana que vem quero postar um texto sobre isso, até lembrando que o filme teve patrocínio da Ed. Três por causa da Revista Planeta, que tinha uma promoção ligada ao filme.

    E, realmente, o tamanho das fotos faz a cópia parecer BEM melhor! Mas agora vi que ficou faltando uma imagem, a principal, em que o fantasma da mãe ataca as meninas.

    Mais tarde incluirei a cena aqui.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Opa! Fotinhas de AS FILHAS DO FOGO! :) Devo ver o filme em breve.

    Agora, sobre essa discussão de o além-morte ser pior do que o plano terrestre, isso vai contra o que Sócrates dizia, que o corpo é o cárcere da alma.

    ResponderExcluir
  4. Dupree Jr.29.4.10

    Continua apenas com o primeiro rolo restaurado?

    ResponderExcluir
  5. Já que a Laura vai postar um texto sobre o filme, vou revê-lo para poder citar melhor a cena à qual me referi, mas pelo que lembro, mesmo com presença de paranormalidade e sobrenatural, é um péssimo exemplo de propaganda do outro mundo, hehehe... Mas, como falei, filme de horror não tem papel tranquilizador; muito pelo contrário, tem que buscar novas maneiras de causar desconforto nas pessoas, e nisso acho que o FILHAS DO FOGO é muito bem-sucedido.

    ResponderExcluir
  6. Ailton, veja o filme, sim! Estou tri curiosa pra saber o que você vai achar!

    Dupree, eu nem sabia que o filme estava sendo restaurado. A única cópia que eu tenho foi tirada de um VHS com legendas em inglês...

    Primati, eu lembro bem da cena que você mencionou: quem diz a fala é a Dagmar, amante da mãe morta da Diana.

    ResponderExcluir
  7. È isso aí, Primati. Filme de terror não tem que ser tratado espiritual ou religioso mesmo. hehehe. Morreu, tá na merda do mesmo jeito. Por isso que o personagem Marcelo aproveitava a vida. :)

    ResponderExcluir
  8. Lembrando que tem um "Marcelinho" neste filme...

    ResponderExcluir
  9. Dupree Jr.2.5.10

    Sim, Laura. O filme havia sido restaurado (o primeiro rolo, digo), em voltas de 2004.

    ResponderExcluir
  10. que bom saber que houve pelo menos uma tentativa de recuperar esse filme! acho FILHAS DO FOGO bom em vários sentidos, mas é também um dos filmes brasileiros mais interessantes que já assisti no tocante ao trabalho com a cor, então espero que restaurem todo, e bem, para poder ver o trabalho lindo de direção de foto que foi feito ali!

    ResponderExcluir
  11. Arthur19.7.10

    Gostaria de baixar o filme, mas não achei nenhum link na internet. Alguem tem? lembro que o vi no lançamento no final da década de 70.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo11.10.10

    Olá, sou louca para ver este filme, meus pais me levaram para conhecer este castelinho quando eu era pequena, sempre que vou a CAnela eu passo lá... Minha mãe sempre falou desse filme, disse que era muito bom pra época, mas estou revirando as locadoras e a internet e não encontro... Me ajudem ,onde eu encontro esta película:

    ResponderExcluir
  13. Anônimo14.3.11

    Finalmente um link para baixar esta obra raríssima:

    http://fileserve.com/list/7bd2KWX

    ResponderExcluir
  14. Anônimo4.9.11

    Acabei de assistir "As Filhas do Fogo" e é sem duvida um dos melhores filmes de terror que eu ja vi! Me lembrou muito "Symptoms" do espanhol José Ramon Larraz, outro filme que merece ser redescoberto

    ResponderExcluir
  15. As Filhas do Fogo no Wagner & Beethoven: http://wagnerebeethoven.wordpress.com/2008/09/29/die-walkure/

    ResponderExcluir