segunda-feira, 5 de abril de 2010

O Saci e Procissão dos Mortos






O artigo O Saci e Procissão dos Mortos - Auto-referência fantástica no cinema paulista foi publicado pela revista Rumores , da USP, em 2009. Nele, proponho uma comparação entre os filmes O Saci (Rodolfo Nanni, 1953) e Procissão dos Mortos (Luis Sérgio Person, 1968), examinando a releitura que o segundo faz do primeiro a partir da visão da resistência à ditadura e da construção de um significado mítico para os jovens brasileiros envolvidos com a guerrilha. O que se deseja, com esta comparação, é rememorar filmes relativamente esquecidos pela historiografia e mostrar que, apesar do atual esquecimento, tratava-se de obras que estabeleceram um importante diálogo entre si, promovendo um curioso elo entre o cinema paulista dos anos 1950 e dos anos 1960, através de um incipiente trabalho com o gênero fantástico.

4 comentários:

  1. Sacada simplesmente brilhante! Lembro quando você comentou a descoberta e não deixo de ficar impressionado. As imagens dizem tudo. Adoro o corte de cabelo do menino: parece a mesma pessoa!

    ResponderExcluir
  2. Foi uma descoberta divertida, essa. E gosto bastante dos dois filmes. O do Person, aliás, considero um dos melhores do cinema de horror brasileiro.

    ResponderExcluir
  3. Estou fazendo uma trabalho da escola sobre esse filme, "O Saci". Você tem o filme? Procurei para fazer o download e nao consegui. Ou você poderia me ajudar de alguma forma? Com fotos? Ou algum outro material? Meu email: naninha_neves@hotmail.com ,fico grata.

    ResponderExcluir
  4. Naninha, o filme esteve à venda na 2001, então deve estar disponível em locadoras. veja a referência abaixo: http://www.2001video.com.br/detalhes_produto_extra_dvd.asp?produto=15160

    ResponderExcluir